Português > Notícias > 2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC da Região NE&ES


2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC da Região NE&ES

  • Compartilhe:

Publicado em 6/06/2014

Os membros afiliados da ABC da Região Nordeste organizaram seu 2º Encontro Regional no belo edifício histórico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 4 de abril de 2014. O evento aconteceu no dia seguinte à apresentação e diplomação dos novos membros afiliados.


Cid Bartolomeu de Araújo  e Roberto Santos

A abertura foi feita pelo vice-presidente Regional NE&ES da ABC, Cid Bartolomeu de Araújo apontando a criação da categoria de membros afiliados como um dos maiores acertos dessa Diretoria, pois fez com que a Academia se renovasse. "Essa reunião é uma das mais importantes ferramentas de integração, que deve ser mantida ao longo dos anos, mantendo especialmente os objetivos de incluir discussões sobre políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e educação (CTI&E)." Araújo reiterou que estamos vivendo um momento preocupante com relação a financiamento e é importante que os jovens pesquisadores se envolvam nesse debate, refletindo sobre ações e alternativas para a situação atual e para o futuro.

O ex-reitor da UFBA e ex-governador da Bahia Roberto Santos destacou a importância do fortalecimento regional das atividades da ABC, pois essa mudança mostra a valorização e o reconhecimento da qualidade da ciência feita no nordeste do Brasil e nas outras regiões. A representante da Comissão Organizadora, Gisele Olimpio, destacou o quanto essas oportunidades de reunir jovens pesquisadores de áreas diversas para discutir ciência e políticas de CTI&E são interessantes e peculiares, sendo único o espaço oferecido pela ABC para tanto.

O Comitê Organizador do 2º Encontro Regional foi composto pelos membros afiliados (ou ex-afiliados) Dráulio Barros de Araújo (Ciências da Saúde, UFRN), Gisele Olimpio da Rocha (Ciências Químicas, UFBA), Juliana Manso Sayão  (Ciências Biológicas, UFPE), Leonardo Sena Gomes Teixeira  (Ciências Químicas, UFBA), Letícia Veras Costa Lotufo (Ciências Biomédicas, UFC), Luciana Almeida da Silva (Ciências Químicas, UFBA), Mirco Solé  (Ciências Biológicas, UESC), Pedro Marcos Gomes Soares  (Ciências Médicas, UFC) e Roberto Rivelino de Melo Moreno (Ciências Físicas, UFBA).


Pedro Soares, Roberto Rivelino, Leonardo Teixeira, Mirco Solé,
Juliana Sayão, Luciana Almeida e Gisele Olimpio

Veja abaixo as matérias sobre algumas das palestras proferidas no encontro.

Pesquisando Kirimurê
A palestra de abertura foi feita pelo membro titular Jailson Bittencourt de Andrade , que apresentou belíssimo projeto multidisciplinar coordenado por ele na Baía de Todos os Santos.

A ciência em um país onde não se pode errar
A mesa-redonda foi coordenada pelo neurocientista Dráulio Barros de Araújo e integrada por Charbel Niño El-Hani, Manoel Barral Netto  e Mauricio Lima Barreto .

Pesquisadores do Nordeste e Norte debatem questões sobre biodiversidade
Anfíbios, fungos, o semiárido e a segurança alimentar foram temas de apresentações realizadas em mesa-redonda por membros da ABC e convidados.


(Elisa Oswaldo-Cruz para Notícias da ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino