Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Notícias > 2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC da Região MG&CO


2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC da Região MG&CO

  • Compartilhe:

Publicado em 6/06/2014

Organizado pelo vice-presidente Regional MG&CO Mauro Teixeira  e pela afiliada Vanessa Pinho da Silva, o 2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC da Região Minas Gerais e Centro-Oeste teve como tema a "Transdisciplinaridade em Ciência" e teve o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na sessão de abertura, o diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG Mauricio Alves Loureiro destacou que esse tema é o foco dos institutos de estudos avançados do mundo inteiro, porque hoje o avanço da ciência mundial só pode ocorrer através da inter, multi e transdisciplinaridade.

Ele relatou que a criação desses institutos se deu em Princeton, em 1933, e teve Albert Einstein  como um de seus primeiros membros. A proposta foi baseada na percepção da necessidade de se ter um local neutro, em que a integração dos conhecimentos possa acontecer livre das amarras dos departamentos, disciplinas ou áreas da ciência.

Para Loureiro, a dificuldade desse tipo de trabalho não é só a linguagem diferente de cada uma das áreas, mas a dificuldade institucional. "Nosso IEAT criou recentemente grupos interdisciplinares, buscando o diálogo com as outras áreas, estimulando insights em grupo que beneficiem a todos", afirmou.

Saiba mais sobre algumas das apresentações realizadas no encontro.

Transdisciplinaridade em ciência
Um nível de integração onde não existe fronteira entre as disciplinas, onde todos os saberes são igualmente importantes. Com essa perspectiva, fizeram suas apresentações os Acadêmicos Ado Jório de Vasconcelos , Evaldo Vilela , Keti Tenenblat , Mauro Teixeira, Sérgio Pena  e Virgínia Ciminelli .




webTexto é um sistema online da Calepino