Reuniões

VIII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

São Carlos, Brasil
30 de novembro-1º de dezembro, 2012

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro foi realizado, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP), na cidade de São Carlos, o VIII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica.

A abertura do evento, a aconteceu na noite do dia 30/11 e foi uma solenidade em homenagem ao Prof. Dietrich Schiel, falecido em 27 de outubro passado. Docente aposentado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o Prof. Schiel foi um dos fundadores do CDCC, tendo sido também seu diretor por diversos anos. Um entusiasta e militante do ensino de ciências no país, o Prof. Schiel foi um dos fundadores e ativo colaborador do Programa ABC na Educação Científica, até pouco antes de seu falecimento.

O seminário deste ano teve como foco inicial a realização de uma avaliação crítica a respeito do programa, ao longo de seus 11 anos de existência. Olhando para os êxitos, mas também para as dificuldades, os participantes buscaram refletir sobre a experiência de um dos mais antigos programas de ensino de ciências no Brasil em atividade contínua. A partir de uma visita às experiências do programa em diversos estados e cidades, buscou-se debater as inquietações e tirar lições que ajudem a alimentar uma reflexão a respeito do futuro do programa.

Na segunda parte do seminário, os participantes discutiram cenários, desafios e possibilidades futuras para o programa. Questões como a continuidade do trabalho em função de mudanças governamentais, o engajamento efetivo de cientistas no cotidiano das atividades do programa, a construção de laços efetivos com educadores e as Faculdades de Educação, a articulação com o MEC e as Secretarias de Educação, dentre outras, terão que ser enfrentadas para que novos horizontes de atuação possam ser delineados.




webTexto é um sistema online da Calepino