Português > Canal ABC > 2015 > Reunião Magna 2015


Reunião Magna 2015

4 A 6 DE MAIO - A conferência multidisciplinar que integra o mais importante evento anual da ABC teve como foco esse ano o valor intrínseco da atividade científica e o valor fundamental da Ciência para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

Jorge Guimarães | Reunião Magna 2015

Homenageado pelos onze anos à frente da Capes, Jorge Almeida Guimarães  representa o melhor da ciência brasileira: é um homem para quem a missão sempre foi mais importante do que a posição.

Alexander Kellner | Reunião Magna 2015

O Acadêmico Alexander Kellner  abriu o último dia do encontro com palestra em que explicou a interdisciplinaridade da paleontologia e mostrou a importância de museus e exposições para a educação e difusão científica.

Marcos Pimenta | Reunião Magna 2015

O físico e Acadêmico Marcos Pimenta  falou sobre as possibilidades de aplicações de nanomateriais no âmbito da medicina, energia e informática.

Fernando Galembeck | Reunião Magna 2015

O químico e Acadêmico Fernando Galembeck  mostrou como os interesses do público, dos investidores e dos cientistas estão diretamente ligados entre si, através da inovação.

Fernando Cendes | Reunião Magna 2015

O neurocientista da Unicamp Fernando Cendes  discorreu sobre afirmativas de Poincaré, de que a intuição é uma manifestação da inteligência que independe da educação formal, e de Freud, que dizia que a consciência é supervalorizada.

Edson Watanabe | Reunião Magna 2015

O engenheiro eletrônico e Acadêmico Edson Watanabe  deu continuidade à mesa redonda O Valor das Engenharias comentando sobre inovação.

Elisa Reis | Reunião Magna 2015

A Acadêmica e cientista social Elisa Reis  chamou atenção para a denominada ’modernidade tardia’, marcada por profundas mudanças socioculturais que colocam novos desafios para todos os ramos da ciência.

Étienne Ghys | Reunião Magna 2015

A conferência de abertura, do matemático francês Étienne Ghys , deixou de lado os números para abordar a filosofia e a intuição, em um debate inspirador sobre o valor estético desta área da ciência tão controversa.

Abertura | Reunião Magna 2015

A abertura da Reunião Magna 2015 foi feita pelo presidente e o vice-presidente da ABC, Jacob Palis  e João Fernando de Oliveira, juntamente com o coordenador do evento, o Acadêmico Vivaldo Moura Neto .


webTexto é um sistema online da Calepino