Português > Publicações


Publicações

Publicações do Centenário

Periódicos

Anais da ABC (AABC)
Iniciada regularmente em 1929, a Academia Brasileira de Ciências mantém a publicação trimestral dos AABC, a mais antiga revista científica de circulação contínua no país. Atualmente, seu editor-chefe é o Acadêmico Alexander Kellner  e seu índice de impacto, em 2011, é de 0.925, na base de dados do Thomson Institute of Scientific Information Web of Science Database (ISI).

Anuário da ABC
Estes livretos apresentam os membros da ABC eleitos nas Assembleias Gerais. Um dos objetivos destas publicações é facilitar a identificação de Membros que possam melhor contribuir com estudos científicos temáticos voltados para o bem-estar da sociedade brasileira.

Jovem Academia em Revista
A primeira edição bilingue do periódico anual foi lançada em 2011, apresentando os Membros Afiliados da ABC eleitos para o primeiro quinquênio, de 2007/2008 a 2012.

Relatórios de Atividades
Desde 2009, a ABC publica um relatório anual descrevendo suas ações no período, tanto em nível nacional como internacional. Estes são utilizados como uma prestação de contas para as agências financiadoras, nossos Membros Institucionais e todos os Acadêmicos, além de divulgar as ações da Academia.

Estudos Estratégicos

A ABC publica e disponibiliza para download gratuito os resultados obtidos por seus Grupos de Estudo, numa serie intitulada Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional: Estudos Estratégicos.

Outras publicações

Carta de São Paulo
O documento foi elaborado após o Simpósio ’Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções’ pela Academia Brasileira de Ciências, em novembro de 2014, sob coordenação do Acadêmico José Galizia Tundisi . O texto reuniu as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica à época e preparar o país para suas consequências.

Por uma política de estado para ciência, tecnologia e inovação - contribuições da ABC para os candidatos à presidência do Brasil
Quando há eleições presidenciais, a ABC redige um documento com recomendações de políticas para o desenvolvimento científico do Brasil, destinado aos candidatos. O presente texto foi trabalhado, em 2014, por uma junta de membros da ABC nomeados pela Diretoria e referendado pelos Acadêmicos. Trata-se, portanto, de um trabalho conjunto dos membros da ABC.

Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis (2013)
Define as boas práticas na condução de uma pesquisa científica, estabelecendo princípios e orientações a estudantes e pesquisadores em diversos estágios de suas carreiras.

Brazilian Academy of Sciences: A Brief Note (2013)
A segunda versão do livreto, também em inglês, faz uma apresentação atualizada das ações da Academia Brasileira de Ciências, passando por sua história, suas ações e suas expectativas para o futuro.

Brazilian Academy of Sciences: a Brief Note
Este livreto em inglês faz uma breve apresentação da Academia Brasileira de Ciências e de suas ações, mostrando o Brasil como uma das nações mais produtivas e participativas do desenvolvimento científico no mundo globalizado.

Ciência Brasileira e sua Presença Internacional
Em 2010, o presidente da ABC Jacob Palis  apresentou uma palestra na 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (4ª CNCTI) cujo texto pode ser encontrado no link indicado.

Uma Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação
Em 2003, a ABC publicou um documento, encaminhado a todos os candidatos a presidência, que foi utilizado para a elaboração do plano de CT&I lançado em 2007 pelo Ministério e Ciência e Tecnologia (MCT).

Pesquisa Antártica Brasileira
A revista teve quatro volumes publicados, com auxílio financeiro do CNPq, nos anos de 1989, 1990, 1998 e 2004. O objetivo era divulgar os resultados de pesquisas realizadas nas várias áreas de atividade do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O editor-responsável é o Acadêmico Antonio Carlos Rocha-Campos

Science in Brazil
Publicado em 1999 e em 2002, o livro se propõe a dar uma visão do estado da arte da Ciência brasileira para pesquisadores de outros países, visando a ampliação de parcerias internacionais. As duas edições foram organizadas pelo Acadêmico Luiz Bevilacqua .

Transition to Global Sustainability: The Contributions of Brazilian Science
Visando gerar uma contribuição da ciência brasileira para a Conferência Mundial de Academias de Ciências, realizada em Tóquio no ano 2000, a ABC mobilizou um time de especialistas para produzir textos relacionados à construção da sustentabilidade do planeta no novo milênio. Veja o resultado.


webTexto é um sistema online da Calepino