Português > Canal ABC > 2016 > Pint of Science 2016


Pint of Science 2016

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra, em 2013, e logo cresceu. A ideia é promover um bate papo informal sobre temas abrangentes entre cientistas e público, enquanto bebem cerveja - ou o que preferirem - no bar. Fugindo do modelo tradicional de palestras em ambientes formais, a troca de conhecimento se torna mais fluente e agradável.

Pint of Science - Rio de Janeiro | 25 de maio

Em seu terceiro e último dia, o Pint of Science do Rio de Janeiro fechou com um tema instigante: novas tecnologias reconfigurando o nosso cérebro. Os cientistas convidados a falar sobre o assunto foram Stevens Rehen , professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) e coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR); Fernanda Tovar-Moll, professora adjunta da UFRJ, vice-diretora do CENABIO-UFRJ e vice-presidente do IDOR; e Rogerio Panizzutti, professor associado do ICB e do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

Pint of Science - Rio de Janeiro | 24 de maio

Zika ou zikizira? O segundo dia do Pint of Science - Rio de Janeiro levou ao famoso Bar Ernesto, na Lapa, um debate sobre o vírus transmitido pelo Aedes aegypti que vem amedrontando os brasileiros nos últimos meses: a zika. Dessa vez, os cientistas que brindaram com os participantes e falaram sobre suas pesquisas relacionadas ao tema foram Jerson Lima da Silva , do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM-UFRJ) e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Mario Silva Neto, também do IBqM; e Rodrigo Brindeiro, diretor do Instituto de Biologia da UFRJ e coordenador da Rede 1 de pesquisa em zika da Faperj.


webTexto é um sistema online da Calepino