Reuniões

Desafios para a Capacitação e a Pesquisa em Recursos Hídricos no Brasil

São Carlos, São Paulo
30 de maio, 2011

Visando realizar uma reflexão crítica sobre os principais gargalos e desafios para o fortalecimento do capital humano e da pesquisa em recursos hídricos no país, o Grupo de Estudos da ABC sobre Recursos Hídricos no Brasil realizou, no dia 30 de maio de 2011, na cidade de São Carlos, o workshop "Desafios para a Capacitação e a Pesquisa em Recursos Hídricos no Brasil".

Contando com a participação de alguns dos principais especialistas brasileiros na área, a discussão foi realizada em duas sessões, que buscaram responder as seguintes questões:

A. Formação de Recursos Humanos

1. Qual o perfil do profissional que está sendo formado (seja no nível de graduação, pós-graduação ou técnico) e qual o profissional que precisamos formar?
2. O atual cenário de formação de recursos humanos na área de recursos hídricos dá conta das demandas e desafios do setor?
3. Em função das novas metodologias e tecnologias, que novas configurações de curso (nos diferentes níveis) precisam ser engendradas?

B. Pesquisa em Recursos Hídricos

1. Quais são as áreas em que a pesquisa no Brasil encontra-se na fronteira? Em que áreas temos grupos consolidados e em que áreas a pesquisa precisa ser fortalecida? Que novas áreas precisam ser desenvolvidas?
2. A distribuição geográfica dos grupos de pesquisa dá conta das demandas de pesquisa? Deve haver um esforço de consolidação de novos grupos em determinadas regiões? Em que áreas e aonde?
3. O atual nível de articulação da pesquisa com a formação de recursos humanos é satisfatório? O que precisa mudar?




webTexto é um sistema online da Calepino