Reuniões

Curso Internacional de Gestão Integrada de Recursos Hídricos

De 2 a 15 de setembro, em São Carlos (SP), 101 estudantes, sendo 61 brasileiros e 40 estrangeiros (de 20 países diferentes), participaram de um curso em gestão integrada de recursos hídricos. A atividade, organizada pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), em parceria com a ABC, e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), teve apoio do Programa Internacional de Hidrologia (IHP-Unesco), da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua); entre outras instituições.

O curso teve o objetivo de estimular o networking e a capacitação de uma nova geração de gestores de recursos hídricos, oferecendo uma formação sistêmica, articulada para a gestão com capacidade preditiva e foco na sinergia entre os componentes biogeofísicos, econômicos e sociais. O programa deu ênfase também a impactos, gestão da água na agricultura, águas subterrâneas e controle de eutrofização, dando condições e ferramentas para a solução de problemas atuais da gestão da água a nível mundial.

Além da intensa agenda de aulas, foram realizadas atividades de campo com visitas às Bacias Hidrográficas do Lobo-Broa e de Barra Bonita. No último dia do curso, os 101 alunos, selecionados entre 214 candidatos, tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas em sessões de pôsteres.

A equipe de docentes da atividade incluiu Blanca Jiménez Cisneros (IHP-Unesco), Carlos Bicudo  (Instituto de Botânica de São Paulo), Donato Seiji Abe (IIE), Ernesto González (Universidad Central de Venezuela), Gabriel Roldán (Academia Colombiana de Exatas, Física e Ciências Naturais), José Galizia Tundisi  (IIE), Katherine Vammen (Ianas e Universidad Centroamericana - Nicarágua), Maciej Zalewski (regional europeia do Centro de Ecohidrologia, ligada à Unesco), Odete Rocha (UFSCar), Ricardo Hirata (USP), Silvio Crestana (Embrapa Instrumentação), Virginia Ciminelli  (INCT-Acqua e UFMG) e Wilson Tadeu Lopes da Silva (Embrapa Instrumentação).




webTexto é um sistema online da Calepino