Reuniões

A Crise da Água e o Desenvolvimento Nacional: um Desafio Multidisciplinar

Belo Horizonte, Minas Gerais
29-30 de outubro, 2009

O workshop "A Crise da Água e o Desenvolvimento Nacional: um Desafio Multidisciplinar", realizado no período de 29 a 30 de outubro de 2009, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi organizado pela ABC, em parceira com a UFMG e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O objetivo principal deste evento foi reunir especialistas de diferentes áreas do conhecimento para apresentarem suas visões sobre os recursos hídricos nacionais e sua importância para o desenvolvimento do país, levando-se em conta aspectos como: qualidade e quantidade, abastecimento e saúde pública, indústria, mineração, reuso, agricultura e conservação da biodiversidade, dentre outros. A discussão realizada buscou acumular reflexões que apontem para o avanço do conhecimento na área e contribuir com subsídios e diretrizes para a melhor gestão desse recurso natural.

O workshop contou com a participação de especialistas nas áreas de gestão, abastecimento, água subterrânea, mudanças climáticas globais, geografia política, limnologia, química e engenharia, totalizando 11 palestrantes que abordaram os tópicos acima descritos. O público, constituído por cerca de 130 pessoas - aí incluídos professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, técnicos especializados, estudantes de graduação e pós-graduação e público em geral - foi uma demonstração do interesse da sociedade sobre o tema e da importância do mesmo para a sociedade brasileira.




webTexto é um sistema online da Calepino