A matemática brasileira alcançou uma importante realização neste primeiro bimestre de 2025. Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a [Acadêmica] carioca Helena Judith Nussenzveig Lopes foi eleita a nova presidente do Centre International des Mathématiques Pures et Appliquées (CIMPA) para um mandato de quatro anos. A entidade, com sede em Nice, na França, oficializou a nova Comissão Executiva no último dia 30 de janeiro.
Na tradução literal, o Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento da pesquisa matemática em países em desenvolvimento. Trata-se de um centro da Unesco de categoria 2, ou seja, um pólo de expertise que presta serviço à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) e a todos os seus Estados membros.
O CIMPA trabalha em parceria com outras organizações com objetivos semelhantes, como a União Matemática Internacional (IMU), a Sociedade Europeia de Matemática (EMS) e o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP). A entidade patrocina diversas atividades, com destaque para Escolas de Pesquisa, Cursos & Bolsas CIMPA, Pesquisa em Pares e acordos específicos.
Até janeiro de 2029, Helena terá o respaldo da vice-presidente Sophie Dabo-Niang, docente na Universidade de Lille, na França, do secretário Jorge Mozo-Fernandez, pesquisador e docente na Universidade de Valladolid, na Espanha, e do tesoureiro Joachim Yameogo, docente na Université Côte d’Azur, em Nice, na chamada Comissão Executiva do CIMPA.
(…)
Doutora em matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, Helena ainda realizou estágios de docência e pesquisa na Univ. of Kentucky, na Indiana Univ., na Penn State e na UC Riverside, além de um período como professora visitante na também conceituada Brown University, também em solo estadunidense. Além disso, foi Simons Fellow no Instituto Newton em Cambridge, no Reino Unido. A carioca foi docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 1992 a 2012 e compõe o Departamento de Matemática da UFRJ desde 2012.
Em 2022, ela foi eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS), também é integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da Sociedade de Matemática das Américas (AMS) e da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial (SIAM). Além disso, Helena foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, recebeu o prêmio TWAS em Matemática de 2022, e foi conferencista convidada no Congresso Internacional de Matemáticos de 2018.
(…)