A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), lança o edital da segunda edição do Prêmio Jovem Cientista Carioca (PJCC), para fortalecer iniciativas de jovens graduandos em busca de soluções tecnológicas que ajudem comunidades cariocas.
O prêmio vai fomentar 100 iniciativas inovadoras, oferecendo aos jovens graduandos vencedores R$800 mensais, ao longo de seis meses. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham aplicabilidade efetiva de transformação nos territórios próximos às 12 Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade do Rio.
Para se inscrever, o jovem precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação de qualquer instituição pública ou privada, ser morador do Rio de Janeiro e ter mais de 18 anos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março.
“Criamos o projeto porque o Rio de Janeiro é um polo de inteligência. Temos uma enorme concentração de universidades que reúne jovens de todos os territórios. Toda essa diversidade é uma riqueza que precisa ser aproveitada para encontrar soluções de que o Rio de Janeiro tanto precisa. Foi dessa vontade de juntar essas duas pontas que surgiu o Prêmio Jovem Cientista Carioca”, explica Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.