*Texto original na Veja São Paulo

Primeiro brasileiro a integrar o Planetary Guardians, coletivo global que reúne ativistas e cientistas pela saúde do planeta, o climatologista Carlos Nobre, 73, tomou posse em dezembro como titular da nova Cátedra Clima & Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP), sediada no Instituto de Estudos Avançados, que pesquisa propostas de impacto social, econômico e cultural relacionadas à crise climática.

Um dos projetos liderados por ele — membro da equipe vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2007 por alertar sobre os riscos do aquecimento global, criador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e ex-secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — estuda transformar a cidade em uma área urbana projetada para absorver a água da chuva, reduzindo o risco de enchentes.

“São Paulo, atualmente, tem pouquíssima vegetação. A prefeitura precisa entender esse desafio para tornar a cidade uma Singapura”, afirma. Confira a entrevista a seguir.

(…)

Leia a entrevista completa na Veja São Paulo.