*Texto original publicado pela Folha de S. Paulo
Dia 31 de janeiro de 2025, 8h30 da manhã, no horário de Brasília. Esta é a última entrada no diário das expedições polares de Jefferson Simões. E o encerramento veio em grande estilo, com uma longa circum-navegação da Antártida. “Dizem que quem vem à Antártida uma vez sempre quer voltar. Isso é verdade.”
O pesquisador polar, porém, parece satisfeito com as 29 visitas às regiões polares do planeta —a primeira pisada polar foi em 1985 no Ártico e a estreia na Antártida viria cinco anos depois. Ele nem mesmo planejava estar na Antártida nesse momento, mas aproveitou a porta aberta para a chance única de uma circum-navegação. “Tu voltas por causa da paisagem.”
Aos 66 anos, porém, se vê com uma nova missão: “Com essa idade você tem que ser mentor. Tem que passar o bastão para a nova geração”.
(…)