Editado por Samara Silva de Souza, Susana Braz-Mota e pelo vice-presidente da ABC para a região Norte, Adalberto Luis Val, o livro “The Future of Amazonian Aquatic Biota” é fruto dos esforços colaborativos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e marca a culminação do projeto INCT Adapta II, apoiado pela Fapeam, CNPq e Capes.

A publicação abrange os impactos das mudanças climáticas e das pressões antropogênicas na biota aquática da Amazônia, apresentando estudos detalhados sobre a diversidade de organismos aquáticos e suas respostas ao ambiente em rápida mudança. Com contribuições de renomados especialistas brasileiros e internacionais, a obra oferece uma análise aprofundada dos desafios enfrentados pelos ecossistemas aquáticos da Amazônia e propõe estratégias para sua conservação e manejo sustentável.

“A pesquisa contida neste livro é vital para entendermos melhor como as mudanças climáticas estão afetando a Amazônia, uma das regiões mais biodiversas do mundo”, diz Adalberto Luis Val, um dos editores e líder no INPA. “Estamos orgulhosos de contribuir significativamente para a ciência que define nossa compreensão e gestão dos recursos naturais nesta área crucial.”

Este trabalho não apenas destaca a pesquisa de ponta, mas também serve como um recurso crucial para pesquisadores, políticos, tomadores de decisão e conservacionistas envolvidos na preservação da natureza única da Amazônia.

“The Future of Amazonian Aquatic Biota” está disponível em formato físico e eBook.