Neste 28 de novembro, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, participou do ato “Em defesa da Democracia, da Justiça e das Instituições”,  organizado pelo movimento “Direitos Já! Fórum pela Democracia” e que teve a adesão de lideranças de 16 partidos.

O ato foi uma resposta da sociedade civil organizada às revelações da investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, que incluíram o planejamento do assassinato de autoridades da República como parte do movimento de abolição do Estado Democrático de Direito. O vice-presidente da República, ele próprio um dos alvos da tentativa, esteve presente.

“O Brasil precisa lembrar sempre da luta pelo Estado Democrático de Direito. Precisamos ensinar sobre o golpe de 64 nas escolas e precisamos ensinar também sobre essa nova tentativa. Senão elas continuarão acontecendo”, afirmou Helena Nader, em nome da ABC e da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).

Para o sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do grupo e organizador do encontro, não há mais espaço para silêncio perante a gravidade do que foi descoberto pela PF. “É preciso fazer este registro histórico para que os partidos se manifestem, sem distinção de campo político”, diz.

Entre os participantes estiveram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o líder do Governo, senador Randolfe Rodrigues (PT/AP); Renato Casagrande, governador do Espírito Santo; o eurodeputado Francisco Assis; Antonio Neto, representante do Fórum das Centrais Sindicais; Manuella Mirella, presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE; Octávio Costa, presidente da Associação Brasileira de Imprensa; o jurista Pedro Serrano; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB; Heloísa Helena, porta voz da REDE; Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB; Luis Tibé, presidente nacional do Avante; Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania; Elói Pietá, do Solidariedade; Alfredo Martins Correia, vice presidente do Podemos; José Luiz Penna, presidente nacional do PV; Tarso Genro (PT), ex-governador do Rio Grande do Sul; os deputados federais Raul Henry (MDB/PE) e Orlando Silva (PCdoB);o ex-deputado federal Emerson Kapaz; Ricardo Patah, representante do PSD; Leonardo Sica, vice-presidente da OAB/SP; Helena Nader, da Academia Brasileira de Ciência; Ricardo Capelli, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e de Segurança Pública nacional; o cientista político José Álvaro Moisés; a presidenta do Conselho Nacional da Juventude, Bruna Brelaz; Alexandra Sagatini, do grupo Mulheres do Brasil; o ator João Signorelli; o coordenador do Derrubando Muros, Zeca Martins; e o jurista Belisário dos Santos Jr.

Assista ao ato na íntegra: