*Texto original publicado pelo O Globo

A cientista carioca Rosaly Lopes, que há três décadas trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), concedeu uma palestra nesta quarta-feira no Rio, a convite da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para falar do tema ao qual tem se dedicado nos últimos anos: a busca de vida extra-terrestre.

Os corpos celestes que a ela mais estuda, porém, não são planetas, e sim luas do Sistema Solar que possuem semelhanças geoquímicas com a Terra. Em entrevista ao GLOBO, Lopes falou desse trabalho e de seus estudos sobre Titã, uma lua de Saturno que deve receber em breve a visita de uma espaçonave-robô, em grande parte graças aos estudos que ela fez.

O que trouxe a senhora ao Brasil desta vez?

Estou em Campinas desde maio pelo programa Cesar Lattes, que recebe cientistas visitantes, num projeto que vai se encerrar agora. É um programa que também me proporcionou a oportunidade de continuar trabalhando com o professor Álvaro Crosta [titular da ABC], da Unicamp, fazendo um trabalho sobre Titã, uma lua de Saturno.

(…)

Leia a entrevista completa no O Globo.

Rosaly Lopes exibe imagem de Saturno feita pela missão Cassini (Foto: Ana Macedo/ABC)

Confira a matéria completa sobre a palestra na ABC:

ABC recebe palestra de astrônoma da Nasa sobre a missão que desvendou Saturno

A Missão Cassini-Huygens orbitou o gigante gasoso durante 13 anos, desvendando suas luas e anéis. Hoje, as luas Titã e Encélado estão entre os principais candidatos a permitirem a existência de vida.