O professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, foi o grande vencedor da Medalha TWAS 2025, honraria concedida pela Academia Mundial de Ciências (TWAS). A premiação é um reconhecimento a contribuições excepcionais realizada por membros e jovens afiliados à ciência e tecnologia, bem como para a missão da TWAS.

Luiz Davidovich trabalha com óptica quântica e informação quântica, com ênfase no papel do ambiente em sistemas quânticos. Em 2001, recebeu o Prêmio TWAS de Física e atuou como secretário-geral da TWAS de 2019 a 2022. Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências de 2016 a 2022. Em 2010, o Acadêmico foi laureado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em reconhecimento ao trabalho realizado durante sua carreira.

Em um breve agradecimento, o professor Davidovich destacou o papel social da ciência no mundo. “É para mim uma grande alegria e honra receber este reconhecimento, pois ele vem de uma organização notável, que desempenha, através da excelência científica e cooperação, um papel importante para a paz, o entendimento e a mitigação da desigualdade entre países.”

Veja os dez Acadêmicos eleitos para a TWAS este ano, dentre os 74 novos membros anunciados no mesmo dia.