No dia 24 de outubro, o biólogo e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) João Batista Calixto concedeu entrevista ao também Acadêmico Isaac Roitman no Canal Supren, no Youtube.

Durante a conversa, o Acadêmico contou sobre sua trajetória, desde a infância na pequena Coromandel, no interior de Minas Gerais, até sua carreira na área biomédica e as patentes de medicamentos que desenvolveu. Calixto avalia que o Brasil errou ao não conseguir acompanhar o resto do mundo na transição para uma pós-graduação menos focada em papers e mais voltada à inovação.

“A partir dos anos 2000, o mundo passou a enxergar a pós-graduação de outra forma. A publicação de artigos continua importante, mas não é o principal. O principal é usar a ciência em prol da sociedade. Deveríamos formar pessoas com uma visão mais geral, holística, capazes de buscar soluções para os problemas da sociedade. Deveríamos ter criado empresas inovadoras para absorver os estudantes, como vemos nos países que tem sucesso em transpor a barreira pesquisa básica e aplicada. Nosso erro foi tentar fazer substituição de importações, correr atrás do que já é feito lá fora para nunca alcançar”, avaliou.

Mas, sempre otimista, Calixto avalia que ainda há espaço para o Brasil transpor essas barreiras e incentivar todo o potencial de sua juventude. Esse e outros temas você confere, na íntegra, no vídeo abaixo: