A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) comemorou neste 8 de outubro seus 50 anos de existência e marcou a data com uma cerimônia na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento contou com diversos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre eles sua presidente, Helena Bonciani Nader, o presidente da própria Aciesp, Adriano Andricopulo, e o diretor científico da Fapesp, Marcio de Castro Filho.

“O trabalho da Aciesp ao longo desses anos é fruto do esforço coletivo de seus membros. Olhando para frente, buscaremos institucionalizar e tornar a Academia mais robusta, tanto em pessoal quanto em infraestrutura”, afirmou Andricopulo, que aproveitou a ocasião para anunciar que a Aciesp terá uma nova sede e funcionários fixos a partir de 2025.

A presidente da ABC apontou que o papel da Aciesp vai além do estado de São Paulo, devendo unir sua voz à outras entidades, estaduais e nacionais, para pensar a educação e a ciência brasileira. “Os números do último censo da educação não são animadores, precisamos entender porque cada vez menos jovens estão procurando fazer graduação e pós-graduação. Para onde vai a ciência brasileira?”, indagou.

Em sua visão, a ideia de pesquisa orientada à missão não pode deixar de lado a ciência básica. Em outro ponto, Nader voltou a alertar para o fim do bônus demográfico brasileiro. “Essa é a minha maior preocupação. A população brasileira cresce apenas 0,5% ao ano e em breve vai começar a envelhecer e precisar cada vez mais de ciência e tecnologia. Não estamos preparados para as consequências disso”.

Helena Nader, presidente da ABC, com a diretoria da Aciesp, composta por Adriano Andricopulo, Marie-Anne Van Sluys, Josué de Moraes e Norberto Peporine Lopes (Foto: Aciesp)

Representando a Fapesp, Marcio de Castro Filho argumentou que o legado da Aciesp está em constante construção. “O comprometimento com a educação e a sociedade, por um futuro sustentável e baseado no conhecimento, é uma missão que as novas gerações darão continuidade”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura os também os Acadêmicos Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Completaram a mesa os professores Carlos Carlotti Jr, reitor da Universidade de São Paulo (USP) e Vahan Agopyan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

Ao final, instituições parceiras ao longo desse meio século foram homenageadas, entre elas a própria ABC, representada por sua presidente.

Assista à cerimônia completa: