A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, ministrará, nos dias 1 e 2 de outubro, duas palestras na Universidade de Harvard, nos EUA. Ambas serão transmitidas pelo Youtube (acesse a página dos eventos para encontrar as transmissões).
No dia 1º, às 14h (Horário de Brasília), na qualidade de primeira mulher presidente da ABC, Nader participará de uma conversa sobre como alavancar a participação feminina na ciência. O evento é organizado pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies e terá moderação da membro correspondente da ABC Márcia Caldas de Castro.
No dia 2, às 18h (Horário de Brasília), a presidente da ABC ministrará a Haddad Distinguished Lecture sobre o tema “Porque o Brasil deve priorizar investimentos estratégicos em ciência, tecnologia e inovação por um futuro sustentável”.
Helena B. Nader é professora emérita da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Obteve seu doutorado pela Unifesp e pós-doutorado como Fogarty (NIH) Fellow na University of Southern California. Desde 1985, é bolsista de pesquisa 1A (nível mais alto) do Conselho Nacional de Pesquisa para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela atua como presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), vice-presidente para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS) , vice-presidente da Aliança de Organizações Científicas Nacionais e Internacionais para as Regiões do Cinturão e Rota (ANSO), membro do Conselho de Administração do Conselho Científico Internacional (ISC), membro do Comitê Consultivo da Parceria InterAcademia (IAP) e membro do Comitê Estratégico do Painel Científico da Amazônia (SPA). Em 2024 preside o Science20, que é o Grupo de Engajamento em C&T do G20. É membro da ABC, TWAS e da Academia Latino-Americana de Ciências (ACAL). Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, é presidente honorária, ex-vice-presidente e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).