José Marengo

*Texto original da CBN

Nesta segunda-feira (9), São Paulo registrou a pior qualidade do ar do mundo, segundo o site suíço IQAir. Em entrevista ao Estúdio CBN, José Marengo, climatologista e meteorologista coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) explica por que a metrópole obteve esse resultado.

Marengo explica que, neste momento, os moradores de São Paulo estão expostos a fumaça e fuligem, provenientes dos incêndios que afetam não apenas o estado de São Paulo, mas também o Centro-Oeste e a Amazônia. Ele explicita que esses poluentes chegaram à capital paulista transportados pelos ventos.

‘Bom, é uma mistura dos dois, porque muitos destes, são dos incêndios no estado de São Paulo, e dos incêndios que vem do Centro-Oeste ou da Amazônia, todos são transportados, podemos dizer, pelos ventos. Os ventos estão trazendo todo esse tipo de poluição, tanto da cinza como material mesmo, de fumaça, que é realmente perigosíssimo’, explicou.

(…)

Confira a entrevista completa pela CBN.