O encontro final do S20, grupo de engajamento da ciência no G20, aconteceu nos dias 1 e 2 de julho e traçou as bases do que viria a ser o comunicado oficial do grupo, publicado só no dia 30, após idas e vindas minuciosas até que todos – quase todos – os países chegassem a um consenso. O S20 2024 foi realizado sob liderança da Academia Brasileira de Ciências (ABC), como parte da presidência rotativa do Brasil no bloco.

Agora, a repórter da revista Piauí Camille Lichotti, que esteve presente nos dois dias de reunião, traz uma reportagem sobre seus bastidores. O texto traz os principais pontos que geraram discordância, o que entrou e o que ficou de fora do documento final. Reuniões como o S20 são uma oportunidade de entender quais são as prioridades dos países e de seus governantes na arena global, e mostram também como política e ciência sempre estarão intimamente ligados.

O título da reportagem “Eu vou para o céu!” é uma frase proferida pela presidente da ABC, Helena Nader, durante um intervalo das discussões. Deu trabalho, mas o comunicado final saiu e será levado aos líderes mundiais durante à Cúpula do G20, em novembro. Ele traz as recomendações da elite científica mundial em cinco áreas: inteligência artificial, bioeconomia, transição energética, saúde e justiça social. Leia o documento e depois a reportagem para entender como ele foi feito!


Comunicado Oficial do S20: Ciência para a Transformação Mundial

Acesse o comunicado oficial do Science20 Brasil 2024 que será entregue à Cúpula do G20.


“Eu vou para o céu!” – Piauí, 12/08/2024

Os agitados bastidores do grupo que elaborou o relatório sobre ciência e tecnologia do próximo encontro do G20.


A Cúpula do S20, no Rio de Janeiro