FAPESP e a ABC anunciam novidades em nova chamada com foco em graduandos

A Fapesp e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciam o lançamento de uma nova edição do Programa  Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL).

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação interessados em estagiar em instituição de pesquisa, sendo recebidos por pesquisadores membros titulares e afiliados da ABC. O estudante deverá ter contato com um projeto científico em andamento e deverá ajudar em sua execução.

Os recursos da chamada serão destinados a dois grupos:

Grupo 1: bolsas na modalidade EVC (Estímulo a Vocações Científicas), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de São Paulo visitando instituições de ensino e pesquisa em outros estados do Brasil.

Grupo 2: bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos de outros estados visitando instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo.

Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para manutenção do aluno e para realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros. Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.

Na edição da chamada de 2024, ano em que o PAPL completa 30 anos, foi ampliada de 25 para 60 a quantidade de bolsas disponibilizadas para cada grupo.

Esta edição também aumenta de um para dois o número de bolsistas que membros titulares da ABC podem supervisionar, e os membros afiliados podem supervisionar um bolsista – todos os membros titulares e afiliados da ABC interessados em receber bolsistas EVC do programa PAPL deverão estar cadastrados no SAGe (Sistema de Apoio a Gestão da Fapesp).

Outra novidade neste ano é que o bolsista deverá compartilhar as informações da experiência da mobilidade e do tema de pesquisa, com linguagem acessível, através da confecção de material de divulgação científica no formato de livre escolha (vídeos, podcast, entre outros). O material será avaliado como Relatório Científico final do estágio, e poderá servir como divulgação da Chamada pela Fapesp e ABC.

O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre janeiro e julho de 2025. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.

A chamada de propostas está publicada em: https://fapesp.br/vocacoes2024.


Leia depoimentos de jovens que participaram de edições anteriores!


PUC-RS | 16/2/2024
Conheça uma das alunas selecionadas para o Programa Aristides Pacheco Leão da ABC
Manuela Frigeri está se graduando em Biomedicina na PUC-RS e foi escolhida para estágio em micologia e infectologia com o membro titular da ABC Arnaldo Lopes Colombo.

Tribuna Hoje | 28/10/2022
Estudante da Ufal conquista vaga na USP através do PAPL
Através do Programa Aristides Pacheco Leão, Physmélia Firmino terá a oportunidade de estagiar no laboratório coordenado pelo Acadêmico Osvaldo Novais de Oliveira Junior, na USP.

ABC | 16/01/2020
Há futuro para jovens cientistas no Brasil?
PAPL-ABC foi suspenso em 2020, por falta de recursos para manter 35 estudantes durante as férias de verão em laboratórios de excelência coordenados por Acadêmicos. Possíveis novidades para 2021!