Três cientistas agraciados com o Prêmio Nobel estão no Brasil para mostrar a estudantes brasileiros e latino-americanos como a ciência pode ser usada na promoção de mudanças por um mundo melhor. Organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Fundação Nobel, o Diálogo Nobel Brasil 2024 recebeu David MacMillan (Nobel de Química em 2021), May-Britt Moser (Medicina em 2014) e Serge Haroche (Física em 2012), nesta segunda-feira (15), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A íntegra dos debates pode ser assistida aqui.

Na abertura, a presidente da ABC, Helena Nader, destacou a importância de proporcionar esse encontro aos jovens estudantes e lembrou que o evento faz parte da agenda do S20 (Science 20), que reúne as academias de ciências dos países do G20.

“Esse Diálogo é o resultado dos esforços conjuntos de todos que trabalharam juntos para organizar esse evento. Agradecemos aos laureados por nos dedicar seu tempo e conversar com os estudantes”, afirmou Nader.

Durante a manhã, os cientistas laureados participaram de debates sobre diversidade, negacionismo, benefícios que a ciência traz para a sociedade e os desafios da área. “Vivemos tempos difíceis com problemas políticos que trazem impactos à ciência”, disse Serge Haroche.

O físico citou a disseminação de informações falsas como um dos principais desafios. “Apesar dos avanços da ciência, cada vez mais há uma desconfiança sobre a comunidade científica. Cada vez mais grupos de indivíduos se unem e atacam a ciência com fake news”, apontou. Ele defendeu a necessidade de educar as futuras gerações como forma de combater o negacionismo. “O remédio é ampliar o acesso ao conhecimento”, ressaltou.

Para Haroche, “treinar e nutrir as mentes dos jovens é a melhor coisa que um país pode fazer.”

Já David MacMillan destacou os benefícios que a sociedade ganha com o investimento em ciência. “Tudo ao nosso redor é baseado na ciência. Medicamentos e tecnologia, por exemplo. E é irônico como as pessoas duvidam dela e disseminam essas dúvidas usando tecnologias criadas pela ciência”, apontou.“Você não sabe que algo é possível até se tornar possível. Isso é ciência”, destacou.

“Precisamos ser mais claros quando falamos sobre os benefícios da ciência. Temos que ir às escolas e incentivar alunos e professores a pensarem em formas de produzir ciência“, defendeu Nader, durante participação no mesmo painel.

Em outra apresentação, May-Britt Moser defendeu a necessidade de aumentar a diversidade na área. “Para ser um cientista é preciso dedicação. E se você restringir a população que pode fazer ciência, você não chega a nenhum lugar. Precisamos de todo mundo. Precisamos de discussão. Então, seria bobagem não apoiar a diversidade”, disse.

Erika Lanner, diretora do Nobel Prize Museum, em Estocolmo, destacou a importância de promover conversas com cientistas que conquistaram a láurea. “Sabemos que os feitos dos laureados são inspiradores para as pessoas em todo o mundo. E por isso facilitamos esse diálogo, para inspirar a todos e estimular o pensamento crítico”, explicou.

Na manhã da próxima quarta-feira (17), os três laureados irão a São Paulo conversar com estudantes, cientistas e convidados no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP). Já na parte da tarde, o grupo participará de uma reunião com empresários, autoridades e formuladores de políticas públicas na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Este é o terceiro evento no Brasil fruto da parceria da ABC com a Fundação Nobel, sendo o primeiro deles feito presencialmente. Os dois anteriores ocorreram de forma virtual em 2021, devido à pandemia de Covid. Neste ano, o tema do encontro é “Creating our future together with science(Criando o nosso futuro juntos com a ciência).

O Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 tem o apoio da 3M, ABB, Capgemini, EQT, H2 Green Steel e Scania, parceiros internacionais do Nobel, e da Finep, Fapesp e Klabin, parceiras no Brasil. UERJ, USP e FIESP são apoiadores locais da atividade.

 

 

Veja as fotos do encontro no Rio de Janeiro

 

 


SERVIÇO

São Paulo
Data: 17 de abril
Horário: de 10h às 12h
Local: Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, São Paulo – SP

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:
Jornalistas interessados em fazer a cobertura do evento em São Paulo devem enviar nome, veículo e telefone para henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br até 16 de abril.

Assessoria de Imprensa:
Corcovado Comunicação Estratégica

Henrique Gimenes
(21) 99383-0031 / henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br

Natália Cancian
(61) 98175-0172 / nataliacancian@corcovadoestrategica.com.br

Carla Russo
(21) 99196-4250 / carlarusso@corcovadoestrategica.com.br

Raphael Gomide
(21) 98734-5544 / rgomide@corcovadoestrategica.com.br

Encontro no Rio reuniu cientistas brasileiros com três laureados do Nobel. Próximo encontro será amanhã (17) em São Paulo (Foto: Julio Cesar Guimarães)