Durante a posse da Acadêmica Denise Pires de Carvalho como presidente da Capes no dia 27 de fevereiro, a gestora anunciou a conversão do contrato com a American Chemical Society (ACS) de 68 periódicos de read only para read and publish, por um período de cinco anos. Com isso, a partir da data de hoje, professores e estudantes de todo o Brasil, atendidos pelo Portal de Periódicos da Capes, terão acesso completo aos periódicos da ACS.

Denise ressaltou que o “Portal de Periódicos é o maior acervo digital do mundo em publicações acadêmicas”, e destacou que em 2024 a Fundação continuará a conduzir o processo para assinatura de acordos transformativos. A presidente lembrou que o movimento é essencial neste momento em que se debate a cultura do acesso aberto.

A ação acontece em um momento de grande impulso ao acesso aberto. Iniciativas como o Plano S têm juntado instituições de fomento científico do mundo inteiro na expectativa de que pesquisadores por elas financiados publiquem apenas em periódicos de acesso aberto. Esse movimento tem feito com que cada vez mais grandes revistas migrem para modelos de acesso aberto, que por consequência acabam elevando os custos de publicações a preços proibitivos para países em desenvolvimento como o Brasil.

Dessa forma, urge se repensar o modelo do Portal de Periódicos da Capes. Apesar do imenso sucesso dessa política como forma de democratizar o acesso às publicações científicas, o modelo de pagamento unificado de assinaturas precisou ser repensado para dar mais espaço ao pagamento unificado de taxas de publicação. A adaptação do contrato com a ACS faz parte desse movimento.

A partir deste ano, pesquisadores brasileiros poderão publicar seus artigos nos periódicos da ACS, em formato open access e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. O novo acordo prevê também a ampliação do número de instituições que terão acesso aos conteúdos da American Chemical Society no Brasil.

Acadêmica Denise Pires de Carvalho assumiu a presidência da Capes (Naiara Demarco – CGCOM/Capes)