0Com o objetivo de promover o equilíbrio de gênero e incentivar a participação feminina na ciência, o Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco no Brasil, premia anualmente sete brasileiras com projetos científicos em diferentes áreas.

Neste ano, na 18a edição do programa Para Mulheres na Ciência, temas como os efeitos da alimentação rica em gorduras e açúcares na infância ocasionando doenças como ansiedade e depressão, os impactos da poluição do plástico no ambiente aquático e o corredor de transmissão de vírus entre países como Brasil e Angola foram escolhidos como vencedores.

Na categoria Ciências da Vida, as premiadas foram Flávia Figueira Aburjaile (UFMG), Jade de Oliveira (UFRGS), Jaqueline Góes de Jesus (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) e Raquel de Almeida Ferrando Neves (UniRio). Nas Ciências Químicas, a vencedora foi Tayana Tsubone (UFU); em Ciências Físicas, venceu Verônica de Carvalho Teixeira (CNPEM); e, em Ciências Matemáticas, ganhou Carla Lintzmayer (UFABC). As vencedoras recebem uma bolsa-auxílio de R$50 mil, que é destinada para que elas possam desenvolver seus projetos em instituições nacionais no período de 12 meses. O júri é formado por membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Jade de Oliveira, Jaqueline Góes de Jesus, Veronica de Carvalho Teixeira, Carla Lintzmayer, Tayana Tsubone, Flávia Figueira Aburjaile e Raquel de Almeida Ferrando Neves

O Grupo L’Oréal revela o compromisso de empoderar meninas e mulheres ao redor mundo. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental garantir ferramentas necessárias e ambientes seguros para todas as mulheres cientistas, além de engajar jovens a enxergarem um futuro possível na ciência. Cada vez mais, sabemos que a ciência tem um papel-chave na solução dos grandes desafios do mundo. Por isso, há 18 edições, reforçamos a nossa crença de que o mundo precisa de ciência, e a ciência precisa de mulheres. Nesses anos em que tenho acompanhado de perto o Prêmio, sendo parte do júri, e as suas laureadas, tenho visto o quanto a visibilidade que ele dá a essas cientistas pode dar um impulso em suas carreiras cientificas.” diz Cristina Garcia, diretora de Pesquisa Avançada e Comunicação Cientifica da L’Oréal Pesquisa e Inovação América Latina.

As ganhadoras do Para Mulheres na Ciência 2023 vão receber o prêmio em cerimônia fechada que será realizada no Centro de Pesquisa e Inovação do Grupo L’Oréal no Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 4 de dezembro.