O editor-chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), Alexander W. A. Kellner, enviou para a ABC a nota a seguir: 

Como todo ano, os editores das revistas científicas aguardam a divulgação do Journal Citation Reports pela Clarivate. Além de ter uma ideia de como os artigos estão sendo citados e o valor do Fator de Impacto (FI) da revista, ficamos sabendo qual o artigo que mais teve impacto em termos de citações.

Neste ano, é com prazer que comunico que o trabalho mais citado em 2022 dos publicados nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) foi Beyond diversity loss and climate change: Impacts of Amazon deforestation on infectious diseases and public health, de autoria de Joel Henrique Ellwanger (UFRGS), Bruna Kulmann-Leal (UFRGS), Valéria L. Kaminski (UFRGS), Jacqueline María Valverde-Villegas (Universidade de Montpellier), Ana Beatriz G. Da Veiga (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Fernando R. Spilki (Universidade Feevale), Philip M. Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Lílian Caesar (UFRGS), Leandro Luiz Giatti (USP), Gabriel L. Wallau (Fundação Oswaldo Cruz), Sabrina E.M. Almeida (Universidade Feevale), Mauro R. Borba (UFRGS), Vanusa P. da Hora (Universidade Federal do Rio Grande) e José Artur B. Chies (UFRGS).

O artigo foi publicado em 2020 no fascículo 92-1 e recebeu, segundo o JCR 2022, um total de 40 citações. 

Parabenizo os colegas e aproveito para relembrar que todos os artigos publicados nos AABC estão disponíveis, sem custo, nessa mesma base. Também chamo atenção para os Newsletter dos AABC, que contêm um pequeno resumo dos artigos publicados em cada fascículo. Divulgue para colegas e alunos – certamente eles encontrarão algum artigo que pode ser importante para as pesquisas que estão desenvolvendo.

Alexander W. A. Kellner
Editor-chefe dos AABC”