O pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Robert Morris e os pesquisadores Walner Mendonça (doutor pelo IMPA), Fábio Botler (UFRJ), Maurício Collares (TU Graz – Áustria), Taísa Martins (UFF), e Guilherme Oliveira Mota (USP) foram os vencedores da terceira edição do Prêmio Elon Lages Lima, pela obra “Combinatória”.  O livro foi publicado em 2021, pela editora do IMPA, e foi utilizado em um curso no 33º Colóquio Brasileiro de Matemática.

O parecer da Comissão Julgadora destacou o caráter didático da obra.  “Apesar de não deixar de lado o rigor matemático e de apresentar um conteúdo com densidade crescente, o texto flui suavemente. Em vários capítulos há exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e, ao final de cada um deles, seguem exercícios”, destacou a banca avaliadora.

“O livro surgiu como parte de uma estratégia de difundir a Combinatória no país, inserido na ideia de lançar a 1ª Escola Brasileira de Combinatória, com o intuito de atrair novos alunos para a área, bem como contribuir para a formação de novos pesquisadores”, pontuaram os avaliadores Carlile Lavor (Unicamp), que presidiu a Comissão, Elizabeth Wegner Karas (UFPR), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp), Liliane Maia (UnB) e Ronaldo Garcia (UFG).

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o Colóquio Brasileiro de Matemática, promovido pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) no IMPA, entre os dias 24 e 28 de julho deste ano.

O Prêmio Elon Lages Lima é uma honraria concedida pela SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) em conjunto com a SBM. O objetivo é promover e estimular a produção bibliográfica nacional em matemática e aplicações devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

O prêmio é voltado para obras escritas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil. Elas devem ser dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, sendo aceitos os formatos de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. A obra inscrita deve ter sido publicada há, no máximo, quatro anos antes do ano da premiação.