A diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), da Academia Brasileira de Ciências, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência convidaram trabalhadores e estudantes da ciência de todo o país para participarem da Conferência Livre Nacional Ciência e Cidadania no SUS. O encontro, que aconteceu no dia 24 de maio, das 9h às 16h, em formato híbrido, integra a preparação para a 17ª Conferência Nacional em Saúde, que será em julho de 2023. 

A diretora Patricia Bozza, que é pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), representou a ABC, parceira da iniciativa. Ela destacou que o evento marcava a abertura das comemorações do aniversário do IOC, que é a primeira instituição biomédica de pesquisa do país e sempre aliou pesquisa científica e ensino com o envolvimento nas questões de saúde da população. “A Academia fica muito feliz de participar desse momento de olhar para frente, propositivamente, pensando as prioridades da ciência para o fortalecimento do SUS. Esse é um movimento que sempre norteou o IOC desde seu nascimento”, ressaltou.

Em pé, Patricia Bozza; na mesa, Daniel Daipert Garcia, Sheila Hansen, Saada Chequer e Cintia Mello, todos da Fiocruz | Foto: Gutemberg Brito/IOC-Fiocruz)

Bozza destacou que a ciência é uma atividade transversal, que perpassa todas as outras e que tem prioridades hoje, como a diminuição da desigualdade, a facilitação do acesso das populações às inovações em pesquisa, o desenvolvimento da capacidade industrial e da capacidade de prover a população com saúde de qualidade para . “A ABC trabalha junto nesse caminho com a SBPC, IOC, Asfoc e outras entidades visando trabalhar a ciência junto com saúde e com educação, com diversidade e inclusão, temas todos indissociáveis”.

Os participantes discutiram o documento inicial apresentado pelo IOC e deram muitas contribuições para fazê-lo evoluir. Em breve publicaremos o documento final. 


Assista a transmissão no YouTube