A Academia Brasileira de Ciências lamenta a morte de seu mais antigo membro, o professor Setembrino Petri. Nascido em 25 de setembro de 1922, em Amparo, no estado de São Paulo, ele havia completado 100 anos em 2022.

Petri graduou-se em História Natural na Universidade de São Paulo (USP), em 1944, onde prosseguiu os estudos, obtendo o doutorado em História Natural em 1948. Atuou na USP como livre docente (1957) e titular (1973) até 1985. Aposentou-se pela USP, instituição onde desenvolveu sua carreira científica, exceto no período de 1950-1954, quando foi geólogo do Conselho Nacional do Petróleo. Foi diretor do Instituto de Geociências (1974-1977) e do Museu Paulista (1978-1981) da USP. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) entre 1976 e 1983, assim como coordenador geral dos vestibulares de 1979, 1982 e 1983 da Universidade de São Paulo. Atuou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como membro do Comitê Assessor (1990 a 1993) e na coordenação da área de Ciências da Terra (1992 a 1993).

Suas pesquisas na área das geociências incluem sedimentos e rochas pré-cambrianas a holocenas de diversas regiões brasileiras. A publicação dos resultados de sua pesquisa científica ultrapassa uma centena de artigos, além de livros e diversos capítulos de livros. Merece destaque sua preocupação com o ensino pré-universitário e universitário das Geociências. Para esse fim, traduziu e adaptou obras estrangeiras e elaborou apostilas sobre Estratigrafia, Sedimentologia e Geologia Histórica.

Colaborou com várias instituições, tanto nas geociências quanto na paleontologia. Nessa área, Petri trabalhou com diversos fósseis brasileiros, de várias idades e localidades. Porém, sua maior produção está relacionada aos estudos taxonômicos e bioestratigráficos sobre os foraminíferos brasileiros, tornando-o “primeiro paleontólogo brasileiro a interessar-se pelo estudo de foraminíferos fósseis” e um dos pioneiros da micropaleontologia brasileira.

Em declaração do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Rio Claro), o Prof. Setembrino Petri foi um exemplo de cientista, professor e orientador para todos que conviveram com sua grandeza, simplicidade, parceria, companherismo e grande conhecimento.