A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, foi entrevistada pelo Jornal da Tarde, da TV Cultura, desta sexta-feira. A conversa se deu durante uma reportagem sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado amanhã, 11 de fevereiro.

Helena Nader lembrou que no Brasil existe uma paridade de gênero na carreira científica, mas que não se reflete nos altos cargos e pelas diversas áreas do conhecimento. “Perdemos um percentual significativamente maior de mulheres ao longo da carreira, precisamos ir a fundo nas razões por que isso acontece”, afirmou.

A presidente da ABC defendeu as bolsas de iniciação científica como uma inovação em política pública brasileira com consequências positivas na formação de cientistas, e também a mensagem de representatividade passada com a nomeação de uma ministra para a Ciência e Tecnologia. “O mais importante é mostrarmos para a menina que ela é tão capaz quanto o menino de se tornar uma grande cientista”, disse.

Assista a entrevista a partir dos 33 minutos do Jornal da Tarde: