1No dia 15 de dezembro, 5ª feira, a Academia Brasileira de Ciências promove o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – Regional Nordeste & Espírito Santo. O evento será realizado no Instituto Internacional de Física da UFRN, às 13h30, coordenado pelo vice-presidente da ABC para a Região NE & ES, Anderson Stevens Leonidas Gomes.

Na ocasião, apresentarão suas pesquisas e receberão seus diplomas os membros afiliados eleitos para o período 2022-2026.  São eles:

 

  • Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso (Ciências Biológicas, UFBA/JBRJ)
    Pesquisador do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), sendo credenciado em programas de pós-graduação da  Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem larga experiência de campo, durante expedições de coleta de plantas em quase todos os domínios fitogeográficos do Brasil,  já tendo coletado em torno de 5 mil amostras. Quando eleito, atuava como professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde permanece como pesquisador orientador.
  • Elisama Vieira dos Santos (Ciências Químicas, UFRN)
    Coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2020 recebeu o Prêmio Elsevier de Eletroquímica Verde pela Sociedade Internacional de Eletroquímica e, em 2016, o Prêmio para Mulheres na Ciência da L’Oréal-ABC-Unesco. Seus interesses de pesquisa envolvem remoção de poluentes persistentes da água e do solo, energias verdes, construção de sensores eletroquímicos, valorização de resíduos, divulgação científica e ações para a igualdade de gênero.
  • Josiane Dantas Viana Barbosa (Ciências Biomédicas, Senai-Cimatec)
    Professora associada do Senai-Cimatec, na Bahia. Diretora do Instituto Senai de Inovação em Sistema Avançados de Saúde. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), na área de nanotecnologia e materiais bio-inspirados. Tem experiência na coordenação de projetos de infraestrutura e de P&D com empresas de atuação nacional e internacional, como também com financiamento de agências e secretarias de estado.
  • Pedro Pedrosa Rebouças Filho (Ciências da Engenharia, IFCE)
    Professor associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde é líder do grupo de pesquisa Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco). Atua também na pós graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto (FEUP), em Portugal, na área de auxílio ao diagnóstico médico por imagens, utilizando inteligência computacional aplicada junto com métodos de processamento digital de imagens. Tem experiência em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovador, com 11 patentes depositadas e 11 registros de software.
  • Rafael Chaves Souto Araujo (Ciências Físicas, UFRN)
    Líder do grupo de pesquisa em Informação Quântica do Instituto Internacional de Física (IIP-UFRN), em Natal. É também professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT-UFRN) e professor permanente da pós-graduação do Departamento de Física da UFRN. Trabalhou como pesquisador pós-doutor no Institute for Photonic Sciences de Barcelona e nos institutos de física das Universidades de Freiburg e Colônia. Tem experiência na área de física e aprendizagem de máquina, com ênfase em computacão e informacão quântica. É grantee do Instituto Serrapilheira e da Templeton Foundation, “Outstanding Referee” pela American Physical Society em 2020.

Acesse a programação e INSCREVA-SE!


SERVIÇO
• Data: 15 de dezembro, 5ª feira
• Horário: 13h30 às 18h (horário de Brasília)
• Formato: híbrido
• Inscrições: necessárias apenas para participação presencial e on-line pelo Zoom (com certificado). Será transmitido também pelo canal da ABC no YouTube (sem certificado). 
• Local: Instituto Internacional de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
• Informações: Vitor Vieira | E-mail: vvieira@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8100 – ramal 8145.