Na quarta-feira, 9 de novembro, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, foi condecorada com o Prêmio Rheinboldt- Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). O prêmio reconhece a excelência do trabalho científico e acadêmico de cientistas em atividade nas áreas de Química e Bioquímica.
O nome do prêmio é uma homenagem aos Professores Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que tiveram papel crucial na criação do que viria a ser o atual Instituto de Química da universidade.
Com um histórico de liderança científica que vai além de sua área de formação, Helena Nader é ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso Científico (SBPC) e em 2022 se tornou a primeira mulher a liderar a ABC em mais de cem anos de história. “Meus pais me ensinaram que devemos buscar tudo que almejamos com ética e que não há limites para o que nós podemos fazer. Nós é que colocamos nosso próprio limite”, afirmou a Acadêmica após a premiação.