A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciam o resultado da chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL), lançada em novembro de 2021. Foram selecionadas 41 propostas de bolsas de estágio para jovens estudantes, a serem realizadas em laboratórios de excelência no Brasil a partir do verão de 2023.

O PAPL já apoiou cerca de 750 estudantes de graduação de instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes se manteve na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus estados de origem ou em outros estados e no eexterior.

Um acordo entre a ABC e a Fapesp, assinado em 2021, deu nova dimensão ao PAPL. O programa ampliou o número de bolsas e agora contempla todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC. O acordo prevê que, a cada ano, até 50 alunos de graduação poderão estagiar durante as férias de verão em laboratórios liderados por membros titulares da Academia. Os selecionados de 2022 são os primeiros contemplados desde o firmamento da parceria entre as duas instuições.

Os candidatos deveriam ser alunos de cursos de graduação, regularmente matriculados em cursos das diferentes áreas do conhecimento e de todos os estados brasileiros. Os alunos deveriam estar vinculados a programas de iniciação científica (com ou sem bolsa) em suas instituições, comprovando assim seu interesse e motivação para atuar em projetos de pesquisa.

A ABC espera que, com o exemplo da Fapesp, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de outros Estados participem do PAPL, ampliando exponencialmente o número de jovens sendo formados para a ciência e ampliando o intercâmbio de conhecimentos científicos entre todas as regiões do país.

Confira o documento com todas as propostas selecionadas pela Fapesp e ABC.

O histórico do programa e os depoimentos de participantes de versões anteriores estão disponíveis no site da ABC. Confira!