Leia matéria da Agência Brasil, publicada em 7/9, que se refere ao pioneirismo da Academia Brasileira de Ciências:

A Orquestra do Theatro Municipal e a Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense se apresentaram na noite de 7 de setembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em uma comemoração da Empresa Brasil de Comunicação que celebrou os 100 anos da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil.

A orquestra interpretou trechos de O Guarani, de Carlos Gomes, com regência do maestro Felipe Prazeres e solos do tenor Eric Herrero e da soprano Maria Gerk. Em 7 de setembro de 1922, o mesmo O Guarani foi transmitido diretamente do Theatro Municipal, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Já a Sinfônica da UFF interpretou Choros 6, de autoria de Heitor Villa-Lobos, tendo o maestro Javier Logioia como regente. 

De acordo com o presidente da EBC, Glen Valente, a primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Ainda durante o evento no Theatro Municipal, os Correios lançaram o selo comemorativo dos 100 anos de Rádio no Brasil. A novidade faz parte da iniciativa da empresa de emitir selos alusivos a datas comemorativas ou fatos históricos relevantes para o país.

Pioneirismo

Embora a primeira transmissão de rádio no Brasil tenha acontecido durante a celebração do centenário da Independência, o início efetivo e regular das transmissões ocorreu somente no ano seguinte, graças ao esforço do Acadêmico Roquette-Pinto. Ele tentou convencer o governo a comprar os equipamentos da empresa Westinghouse, mas não obteve sucesso.

A aquisição foi feita então pela Academia Brasileira de Ciências, da qual era secretário. Em 1923, entrou no ar a Rádio Sociedade Rio de Janeiro. Em 1936, a atual Rádio MEC foi doada pelo próprio Roquette-Pinto ao Ministério da Educação.