No dia 8 de julho, ocorrerá a abertura oficial do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD2022, na sigla em inglês), com uma grande celebração na sede da UNESCO em Paris, França.

A cerimônia de abertura reunirá ministros responsáveis pela pesquisa científica, ensino superior e inovação para debater com cientistas sobre a importância das ciências básicas para enfrentar os desafios impostos pela Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadores de diferentes partes do mundo explicarão o que já estão fazendo e discutirão o que poderiam fazer melhor, para construir um futuro mais sustentável. Este encontro é um passo importante na jornada que cientistas, cidadãos e formuladores de políticas farão juntos ao longo deste Ano Internacional para garantir que a ciência básica auxilie na busca de um desenvolvimento mais sustentável em todo o mundo.

O objetivo do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, organizando em 2022, centra-se em estreitar as ligações entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta é uma oportunidade única para convencer todos os interessados de que, através de uma compreensão básica da natureza, as ações realizadas serão mais eficazes, para o bem comum.

O membro titular da ABC Serge Haroche (Collège de France) participará da mesa “O papel das ciências básicas na tomada de decisão”, a partir das 7h55 da manhã. A vice-presidente da ABC para a região de Minas Gerais e Centro Oeste Mercedes Bustamante (Universidade de Brasília) participará da mesa “Perspectivas sobre Ciências Básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que terá início às 13h. 

A cerimônia de abertura será transmitida ao vivo no site oficial da IYBSSD2022 das 5h da manhã a 14h35 (horário de Brasília). A transmissão contará com tradução simultânea em três idiomas: inglês, francês e espanhol.

Acompanhe pelo site da IYBSSD2022Acompanhe pelo Youtube