Você já ouviu falar no Dia da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador Científico? 

Ambas as datas são comemoradas em 8 de julho, em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi fundada no mesmo dia, em 1948. O Dia da Ciência é comemorado desde 2001, amparado pela Lei nº 10.221; o Dia do Pesquisador Científico é garantido pela Lei nº 11.807, sancionada em 2008.

A ciência é um campo amplo, cujas descobertas geram impactos significativos nas vidas dos seres humanos. A ciência é fonte interminável de conhecimento e existe justamente para responder as questões que atingem o mundo desde o início dos tempos. É também o único caminho para produzir inovação e tecnologia de ponta – algo indispensável no contexto da globalização. 

Ao longo dos últimos 21 anos, desde que o Dia da Ciência foi instaurado no Brasil, a ciência mundial avançou muito. Dentre as áreas com grandes descobertas estã as ciências espaciais, com a identificação de um buraco negro em 2019; a  medicina, com o desenvolvimento de vacinas para doenças fatais, como ebola e covid-19, assim como os estudos para impedir a propagação de doenças como HIV, e a técnica de edição genética CRISPR, em que genes são alterados para corrigir defeitos ou aprimorar atributos genéticos; a computação, com a inteligência artificial, cada vez mais presente na vida dos seres humanos; as ciências biológicas, com estudos sobre os oceanos e as mudanças climáticas, dentre inúmeros outros. 

Em tempos como os atuais, no qual a ciência, mais do que nunca, se provou indispensável para o cotidiano dos cidadãos, comemorar esta data é fundamental. Durante a pandemia de covid-19, o trabalho incansável dos cientistas nos laboratórios foi a única esperança da sociedade de superar a pandemia o mais rápido possível. Dia após dia, a ciência provou sua importância, seja na publicação de diretrizes para evitar o contágio pela doença ou nos laboratórios em que inúmeros materiais foram recombinados na intenção de criar um imunizante eficiente.  

O objetivo do Dia da Ciência é celebrar, apoiar e divulgar os grandes feitos da ciência nacional. É também uma oportunidade para valorizar os profissionais que atuam de forma incansável em seus laboratórios e salas de aula para capacitar novos profissionais, produzir conhecimento e gerar retorno para a sociedade através de novas descobertas científicas. Conheça um pouco mais do trabalho realizado pelos membros da Academia Brasileira de Ciências e como suas pesquisas podem colaborar com o desenvolvimento do país e com a formação de novos cientistas:

O papel da ABC

A Academia Brasileira de Ciências possui diversos Grupos de Trabalho em temas específicos, nos quais os Acadêmicos se reúnem para debater pautas de alta relevância e elaborar soluções concretas, que podem ser úteis aos formuladores de políticas públicas, ao setor privado e à sociedade em geral.

O grupo de financiamento de CT&I, coordenado pelo vice-presidente da ABC Jailson de Andrade, elaborou textos com propostas sobre direcionamento de verba e criação de novas políticas de investimento na ciência brasileira. Comprometidos com a divulgação científica, o GT desenvolveu livretos explicando os Fundos Setoriais e o que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Em 2022 já publicou os documentos: Inovação, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento, que aborda a relação entre o avanço das tecnologias de inteligência artificial e a aceleração de mudanças disruptivas; Biomas e Agro: sinergia para uma bioeconomia pujante e sustentável, publicado em fevereiro, que sugere ações para para alavancar o uso da biodiversidade em prol do agronegócio.

Um dos documentos mais recentes e de maior impacto na comunidade científica atual, a Declaração da ABC sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, foi publicado em 2021 e apresenta sugestões sobre como a ciência brasileira pode contribuir para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU possam ser alcançados. 

No entanto, a ciência não é – e nem deve ser – restrita apenas à academia. Pensando em como despertar o interesse pela ciência nos jovens, a ABC produz diversos conteúdos multimídia de divulgação científica. O projeto Ciência Gera Desenvolvimento, criado em 2017, apresenta uma série de vídeos curtos e dinâmicos que mostram, através de exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. Já o ProfiCiência é uma plataforma criada com intuito de apresentar para os jovens curiosos as inúmeras possibilidades na carreira de cientista. No website, pesquisadores contam como escolheram a carreira, o que mais lhes interessa na área e descreve as atividades profissionais nas diversas áreas da ciência. O ProfiCiência também conta com uma sessão para incentivar as meninas a investirem em um futuro como cientistas. 

A importância da comemoração desse dia se dá pela importância da Ciência em si, que é ampla e fundamental para o entendimento dos fenômenos que acontecem ao nosso redor. A ciência é a fonte de conhecimento para todas as questões pensadas diante do mundo e as respostas resultam em melhorias e evoluções.

Eventos comemorativos

Este ano, no dia 8, a SBPC realizará o webinário “Ciência Para Todos”, a partir das 10h da manhã. A programação completa ainda está sendo atualizada, mas pode ser conferida aqui.

Já a ABC será palco de uma mesa de diálogo com representantes da coligação Lula-Alckmin e membros da comunidade científica, também às 10h.

O ICTP.Br promoverá o Painel Ciência & Democracia, com participação da presidente da ABC, Helena Nader. A transmissão ao vivo pode ser conferida a partir das 14h no canal da SBPC no Youtube.


Conheça os Grupos de Trabalho da ABC.


Conheça as atividades de divulgação científica da ABC.