Confira nota emitida pela diretoria da Sociedade Brasileira de Química (SBQ): 

A Associação de Docentes da Unicamp (ADUnicamp) anunciou ontem os vencedores da primeira edição do “Prêmio de Reconhecimento ADunicamp Professor Mohamed Habib” – Ano 2021. O Prêmio é uma homenagem ao Professor Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, falecido no último dia 26 de janeiro. O prof. Mohamed Habib dedicou sua vida ao ensino, à pesquisa e à defesa permanente das causas ecológicas e humanitárias.

O Prof. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp e[e membro titular da ABC] foi o vencedor na categoria “Defesa da vida, saúde física e mental”. O prêmio foi concedido por suas inúmeras contribuições e atividades de extensão, de divulgação e difusão científica, de esclarecimento da sociedade, de combate às fake news, combate ao negacionismo científico e ao obscurantismo durante a pandemia da Covid-19, mas também na área de doenças tropicais negligenciadas, onde coordena um consórcio internacional visando a descoberta de novos candidatos clínicos para o tratamento da malária e da Doença de Chagas. Foram consideradas as inúmeras atividades recentes em defesa da ciência, com envolvimento maior em atividades de divulgação científica e de extensão e esclarecimento da sociedade a partir do início do ano de 2016, com participação na elucidação do caso da pílula do câncer, a fosfoetanolamina, como membro do Grupo de Trabalho montado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A partir de 2018, as atividades de divulgação científica e de extensão se intensificaram, com a organização do festival de divulgação científica Pint of Science em Campinas e durante a pandemia de Covid-19, com a participação em cerca de 600 atividades como lives, entrevistas para rádios, jornais, programas de televisão, colunas para jornais, seminários e outras.

Recentemente, o professor recebeu da Sociedade Brasileira de Química o primeiro prêmio Oswaldo Luiz Alves, conferido “a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira”. Os prêmios levam os nomes de dois gigantes que nos deixaram recentemente.

A premiação será entregue em cerimônia a ser realizada no próximo 15 de março.