Luiz Pinguelli Rosa

O Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa faleceu no dia 3 de março, no Rio, aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul. A causa da morte não foi informada.

Filho de Dalva Pinguelli Rosa e Ávilla Rosa, Luiz Pinguelli Rosa graduou-se em física em 1967 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dois anos depois, concluiu mestrado em engenharia nuclear pela Coppe/UFRJ, e em 1974 tornou-se doutor em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Pinguelli foi membro do Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, a qual ganhou o Nobel da Paz em 1995, e tinha participação no Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Foi também presidente da Eletrobras e diretor da Coppe/ UFRJ por quatro mandatos.

Suas principais linhas de pesquisa foram física teórica, partículas elementares, física de nêutrons, reatores nucleares, energia e tecnologia, planejamento energético e impactos ambientais, emissões de gases do efeito estufa, alternativas energéticas, política energética e mudanças institucionais e política nuclear. Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o Acadêmico recebeu diversos prêmios, entre eles o de Personalidade do Ano, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O velório, aberto ao público, será das 17h às 19h, no átrio do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur 250). A Academia Brasileira de Ciências manifesta seu profundo pesar pela perda do Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa e transmite seus sentimentos a amigos e familiares.

COPPE

Em nota, o também Acadêmico e atual diretor da Coppe, Romildo Toledo, homenageou o destacado professor. Confira:

“Nota de Falecimento

É com imenso pesar e muita tristeza que venho cumprir a dolorosa e difícil missão de comunicar ao Corpo Social da Coppe/UFRJ o falecimento do nosso querido Professor e ex-Diretor Luiz Pinguelli Rosa na madrugada de hoje, 03 de março. A Coppe/UFRJ decreta luto oficial na Unidade por três dias em homenagem ao seu ilustríssimo Professor. O velório ocorrerá no Átrio do Palácio Universitário da Praia Vermelha na tarde de hoje. Os detalhes serão informados tão logo tenhamos a definição da família, em nota contendo um relato da brilhante trajetória do nosso querido Pinguelli.

Em meu nome e em nome de toda diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo Corpo Social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido Pinguelli.

Romildo Toledo
Diretor”


RJTV 1ª edição, 4/3/22

O telejornal da Rede Globo veiculou matéria comunicando a morte do cientista. Confira no link acima.


ICTP.Br

A Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), da qual a Academia Brasileira de Ciências é integrante, publicou um post no Instagram e Twitter, que replicamos aqui.