Começou em 4 de janeiro o período para inscrição de chapas presidenciais e candidatos para cargos administrativos da Academia Brasileira de Ciências (ABC). As candidaturas para o triênio entre maio de 2022 e maio de 2025 podem ser submetidas até 14 de fevereiro. A votação ocorrerá entre os dias 17 de fevereiro e 29 de março.

As chapas para a Diretoria da ABC devem ser compostas por 13 Membros Titulares, distribuídos entre os cargos de presidente, vice-presidente, seis vice-presidentes regionais e cinco diretores. Também serão eleitos cinco Membros Titulares para o Conselho Fiscal, cujas candidaturas devem ser feitas individualmente.

Além da eleição para cargos administrativos, também foi aberto o processo para a escolha de novos representantes na Comissão de Seleção. São quatro vagas em disputa para diferentes áreas: uma para ciências matemáticas, duas para ciências biomédicas e uma para ciências sociais. As inscrições também são restritas a Membros Titulares e devem ser feitas individualmente.

O presidente Luiz Davidovich enviou e-mail para todos os Membros Titulares explicando o processo e convocando a Assembleia Geral Ordinária para a eleição. Para mais informações, o Acadêmico interessado pode procurar diretores e funcionários da ABC ou escrever para eleicao@abc.org.br.

Confira o cronograma eleitoral da ABC para 2022.