O alumni da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Tiago Roux Oliveira foi condecorado pelo Institute of Electrical and Eletronics Engineers (IEEE), mais renomada organização da área de engenharia elétrica no mundo, com o prêmio de artigo destaque na IEEE Transactions on Control Systems Technology (TCST).

Oliveira recebeu o prêmio conjuntamente com os pesquisadores Paulo Paz (UERJ), Alexandre Pino (Coppe) e Ana Fontana (UFRJ) pelo artigo “Estimulação Elétrica Neuromuscular através do Controle Extremal Estocástico” publicado na edição de janeiro de 2020 da IEEE TCST. É a primeira vez que um trabalho brasileiro é premiado pelo periódico.

O trabalho traz uma abordagem nova e mais eficiente para a transmissão de estímulos nervosos em pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Experimentos com oito pacientes mostraram avanços funcionais notáveis quando comparados a avaliações anteriores. Esta é a primeira vez que essa abordagem é sugerida para ser incorporada na reabilitação de AVC.

A premiação foi entregue no dia 17 de dezembro, durante a Cerimônia Anual de Premiação do IEEE Control Systems Society. “Estamos muito emocionados com o amor e a paixão dedicados a esta pesquisa na tentativa de melhorar a vida das pessoas”, avaliou Tiago Oliveira.

Tiago Roux Oliveira com a premiação.