O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat está com chamada aberta para a concessão de apoio financeiro a eventos científicos no Brasil, a serem realizados entre maio e dezembro de 2022. Os eventos devem ser voltados às ciências matemáticas e sua divulgação.

Os projetos financiados pelo INCTMat serão avaliados considerando os seguintes critérios: (I) Qualidade científica e acadêmica; (II) Relevância científica do evento em relação ao contexto local; (III) Impacto do projeto no desenvolvimento local e regional; (IV) Confiabilidade do orçamento estimado; (V) Compromisso financeiro de instituições locais; (VI) Comprometimento com a diversidade regional e de gênero na comunidade matemática.

O financiamento será, preferencialmente, para eventos presenciais. Nessa edição, de forma excepcional, poderão ser contemplados também eventos em formato híbrido. Os eventos apoiados pelo INCTMat deverão seguir estritamente às normas sanitárias vigentes nos locais de sua ocorrência, além de observar as orientações transmitidas pelos organizadores dos eventos e/ou pelas instituições no momento da sua realização.

O apoio financeiro está limitado até R$ 10.000,00 por evento. Em casos excepcionais, o INCTMat poderá considerar, por meio de prévia justificativa, financiamentos superiores. As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de janeiro e o resultado será divulgado em 25 de fevereiro.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar o projeto detalhado da proposta, em formato livre, para o e-mail inctmat@impa.br.