Chegou ao fim no dia 17 de novembro o “Australia-Brazil: Virtual Research Collaboration”. O workshop foi organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e pelo Departamento de Educação, Capacitação e Empregos da Austrália (DESE), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Australiana de Ciências (AAS). O evento conta também com apoio institucional do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty (MRE). 

Neste ano, o encontro foi focado na Covid-19, reunindo 180 pesquisadores brasileiros e australianos que trabalham com o assunto. Foram realizadas três sessões temáticas com os seguintes focos: Respostas dos Sistemas de Pesquisa e Políticas Públicas; Tratamentos Médicos e Terapias e Saúde Única.

A ABC atuou, principalmente, na definição dos temas e na distribuição dos pesquisadores brasileiros entre as sessões temáticas. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, participou da abertura do evento e falou do longo histórico de colaboração científica entre os dois países.

“O workshop é importante não apenas pelo tema urgente, mas também pelo estímulo à colaboração entre os dois países. Nossas academias têm laços muito próximos nas organizações internacionais de ciência e muitos trabalhos em conjunto. A linguagem da ciência é universal e ultrapassa barreiras políticas”, destacou Davidovich.

O workshop integra as atividades previstas na parceria entre o CONFAP e o DESE, que em novembro de 2020, assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação de ações de pesquisa e desenvolvimento entre o Brasil e a Austrália.