Leia a íntegra da carta publicada pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) em apoio aos cientistas brasileiros, publicada em 11/11:

 

O Comitê Diretivo do CLACSO aprovou, por unanimidade, seu reconhecimento à atitude digna e respeitosa do coletivo de cientistas brasileiros condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico (decreto presidencial de 3 de novembro de 2021), que manifestaram em carta aberta “indignação, protesto e repúdio pela exclusão arbitrária de colegas da lista de agraciados” (decreto presidencial de 5 de novembro de 2021). 

Este último acontecimento demonstra de forma inequívoca o sistemático ataque à Ciência e Tecnologia por parte do governo Bolsonaro. Não compactuamos com o negacionismo, a perseguição política e os cortes nos orçamentos federais que tem o claro intuito de fazer retroceder os progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas, em especial pela área das ciências humanas.

Desde CLACSO, desejamos expressar nossa solidariedade e admiração pelo grupo de colegas do Brasil que renunciaram coletivamente à indicação de agraciados com a Ordem Nacional de Mérito Científico. Consideramos que seu exemplo de postura ética deve ser reconhecido como um exemplo para a América Latina e Caribe e o mundo.