Webinários da ABC / Ed.48
COMPLICAÇÕES PÓS-COVID: ALERTA AO SISTEMA DE SAÚDE
Dia 9 de novembro, 3ª feira, 16h (GMT-3)

Em consequência da COVID-19, um número significativo de pacientes evolui com alterações funcionais transitórias ou mesmo sequelas, que podem acometer diferentes órgãos e sistemas, com variados níveis de gravidade e necessidade de intervenção. É importante o conhecimento desta realidade, tendo em vista que o sistema de saúde deve organizar serviços de atendimento e reabilitação multidisciplinares nos próximos anos, para dar conta dessas milhares de pessoas que precisarão ser assistidas.  

Alterações funcionais decorrentes da COVID envolvem desde casos de fadiga crônica, que em algumas séries acometem cerca de 50% dos pacientes, independentemente da gravidade do episódio de doença original, e até mesmo alterações cognitivas, quadros de depressão, disfunções metabólicas, cardiovasculares e pulmonares.

Para conversar sobre o tema, a Academia de Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

Flavio Kapczinski, Margareth Dalcolmo e Mario Saad

  • Margareth Dalcolmo (Fiocruz)

Médica, doutora em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  É pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o biênio 2022-2024. Integra comitês científicos de especialistas em diversas entidades nacionais e internacionais, inclusive da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial. 

Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Obesidade e Diabetes. Médico, doutor em clínica médica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Suas pesquisas têm foco em mecanismos moleculares de resistência à insulina. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da ABC. 

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade McMaster (Canadá). Médico psiquiatra pela UFRGS, com doutorado pela Universidade de Londres (Reino Unido) e pós-doutorado na Universidade McGill (Canadá). Suas áreas de interesse são o transtorno bipolar e sintomas psiquiátricos pós-COVID. E um dos autores médicos brasileiros mais citados na área de saúde mental e medicina em geral. É membro titular da ABC.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o Acadêmico Arnaldo Colombo (Unifesp).

INSCREVA-SE AQUI

ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao