O ex-membro afiliado da ABC Brenno Amaro (2014-2018) foi condecorado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com o Prêmio SBQ de Inovação Fernando Galembeck 2021. A honraria reconhece o trabalho do pesquisador no desenvolvimento de bioestimulantes e biofertilizantes para a agricultura brasileira.

Brenno Amaro é professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB) e um dos fundadores da Krilltech, start-up de nanotecnologia focada em soluções para o agronegócio. A empresa aposta na arbolina como um biofertilizante do futuro, um fitorregulador atóxico, não bioacumulável e luminescente, com potencial de aumentar a produção e a qualidade nutricional do alimento.

A arbolina vem sendo avaliada por especialistas da área como um produto revolucionário. Segundo a Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), a implementação dessa nova tecnologia pode ter impacto de até 2% no PIB brasileiro, e 10% no PIB da agricultura, na ordem de R$ 150 bilhões.

Em conversa com a Secretaria de Comunicação da UnB, o professor destacou que o reconhecimento só reforça a necessidade de que as ciências básicas e as aplicadas atuem em conjunto.

Confira a matéria feita pela UnB sobre a premiação.