Os participantes do 10º Simpósio Científico da ABC: Grace Silva Deaecto, Diego Campos Knupp, Carlos Augusto Mera, Ana Shirley Ferreira da Silva, Renato Cotta, Tiago Roux de Oliveira e Anderson de Oliveira Lobo

Os Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC chegaram à sua 10ª edição na última terça-feira, 19/10. Nesta semana, os participantes apresentaram pesquisas com os temas “Engenharia e Modelagem Matemática”, apresentando questões como nanobiomateriais que tornam possível controlar a regeneração de tecidos no corpo humano; o transistor spintrônico; e aplicações experimentais dos sistemas dinâmicos com comutação em problemas de interesse prático. O evento foi coordenado pelo Acadêmico Renato Cotta (Coppe/UFRJ). 

Conheça os Acadêmicos que participaram do debate:

Estudando as relações entre elementos de um conjunto

Professora de ciência da computação na Universidade Federal do Ceará, Ana Shirley Ferreira da Silva trabalha, principalmente, com a classificação de problemas de coloração de grafos e os utiliza para modelar situações da vida real

Favorecendo o processo de regeneração de tecidos

Professor da UFPI, o engenheiro biomédico Anderson de Oliveira Lobo utiliza técnicas de micro e nanofabricação para projetar biomateriais similares ao tecido a que será incorporado. 

Buscando controlar o spin

O físico da Universidade Federal do ABC (UFABC) Carlos Mera utiliza modelos matemáticos, simulações computacionais e métodos de inteligência artificial na área de spintrônica. 

A força feminina na engenharia

Professora livre docente na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Grace Silva Deaecto busca formas mais aprofundadas para estudar sistemas dinâmicos com comutação.

Grace Deaecto destacou a importância da comutação aplicada a diversos projetos, facilitando a substituição de técnicas tradicionais para melhorar o consumo de energia e desempenho. “Com a internet das coisas, cada vez mais precisamos controlar dispositivos à distância. Essa tecnologia auxilia na economia dos dados da rede, para que não haja uma sobrecarga. É um tópico que está bem em alta diante dos desafios atuais”, explicou a Acadêmica. “A comutação surge como alternativa, tanto de controle como de gerenciamento de tecnologias. Como exemplo, temos as cirurgias à distância.” 

Knupp ressaltou a importância dos novos materiais apresentados e a interação das diversas áreas associadas de conhecimento para o surgimento de um novo paradigma de controle. O pesquisador levantou a questão de quais são os mecanismos utilizados para melhorar a eficiência do controle de dispositivos. 

Segundo o Acadêmico Carlos Mera, tudo funciona com carga, ou seja, com o uso do spin. Ele afirmou a necessidade de o Brasil investir nesta área para não ficar para trás e, também, para tentar inserir novas propostas no mercado. Com base em sua pesquisa, Mera comentou que é importante descobrir novos materiais, assim como reutilizar as propriedades de materiais já conhecidos para aprimorar tecnologias.

Os Acadêmicos Tiago Roux de Oliveira (afiliado da ABC no período 2017-21) e Diego Campos Knupp (afiliado da ABC no período 2019-23) ficaram responsáveis por conduzir o debate entre os participantes. Roux destacou o grande potencial de impacto das pesquisas e sua ligação com data science, além de ressaltar as inúmeras chances de aplicação, ligando conhecimento científico a produtos tecnológicos. 

Perdeu esta edição? Confira a gravação completa aqui!