O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com uma nova iniciativa para o ensino de ciência no Brasil. A Ilum Escola de Ciência, sediada em Campinas, SP, oferecerá um curso de graduação em ciência, tecnologia e inovação, em tempo integral com duração de três anos. No último ano os alunos terão a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam, desenvolvendo um projeto próprio sob orientação dos pesquisadores do CNPEM.

No curso os alunos terão a oportunidade de estudarem áreas como Linguagens Matemáticas; Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Humanidades e Empreendedorismo. São 40 vagas gratuitas, com um processo seletivo feito através da nota do ENEM, uma carta de apresentação redigida pelo candidato e uma entrevista. A primeira turma já está sendo selecionada e o curso tem previsão de início para fevereiro de 2022.

Além das instalações em Campinas, os alunos terão acesso ao campus e aos laboratórios nacionais do CNPEM, incluindo o acelerador de partículas Sirius, maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil. O curso, cujo diretor é o membro titular da ABC Adalberto Fazzio, recebeu nota máxima na avaliação do INEP.

Participe do Processo de Ingresso Ilum para 2022.