Falar das dificuldades que a ciência brasileira está atravessando é algo que passou a ser uma constante no nosso país. Com os últimos cortes anunciados e ratificados pelo governo de mais de R$ 600 milhões do MCTI – de um orçamento que já havia sido brutalmente cortado – é como se retirassem até mesmo “as migalhas” que haviam sobrado para a pesquisa científica.

Mas vamos a boas notícias, pois precisamos delas, mesmo que pequenas diante do tenebroso quadro que a pesquisa nacional está vivendo.

A revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), publicada pela ABC, acaba de superar uma nova marca referente ao seu índice de impacto (IF), o que acontece pelo segundo ano consecutivo. Passamos dos 1.280 no IF do ano passado (AABC 2019 IF) para 1.753 (AABC 2020 IF)! Esse aumento de quase 37% é devido, particularmente, a fascículos especiais que foram publicados em 2018.

Mesmo conscientes das críticas (corretas) ao IF, do efeito “gangorra” que os índices bibliométricos proporcionam e cientes que uma marca assim não será mantida facilmente (ainda mais devido às dificuldades orçamentárias), a marca deve ser registrada.

Importante destacar que os AABC são o único periódico multidisciplinar no sentido amplo editado no país e tem feito um enorme esforço para fazer frente às crescentes demandas que, inclusive, elevam os custos da revista.

O número de submissões de manuscritos (ms) tem aumentado muito e de forma contínua nos últimos anos (2016 – 830 ms; 2017 – 950 ms; 2018 – 1281 ms; 2019 – 1512 ms; 2020 – 1880 ms) e, apesar do esforço em aumentar também o número de artigos (art) publicados (2016 – 200 art; 2017 – 250 art; 2018 – 300 art; 2019 – 301 art; 2020 – 350 art), as decisões têm sido cada vez mais duras, com um índice de rejeição também crescente.

Mesmo entendendo que essa situação tende a desestimular submissões no futuro, é fundamental que haja cada vez maior a conscientização de que apenas trabalhos realmente destacados devem ser considerados, particularmente pela natureza multidisciplinar desse periódico.

Como já havia mencionado no ano passado, vamos aproveitar esse bom momento dos AABC para publicação de trabalhos destacados e solicitamos a divulgação da revista para colegas (do país e do exterior) e alunos, o que pode ser feito através da nossa newsletter, que contém um resumo elaborado pelo autor de cada artigo publicado.

Convido a tod@s para que consultem cada vez mais a revista, pois com certeza irão encontrar diversas publicações que poderão ajudar na pesquisa que estão desenvolvendo. E quando fizerem submissões, lembrem-se: não tem fila nos AABC! Após uma avaliação dos pares, no caso de um estudo se destacar dos demais, este será publicado o quanto antes!

Alexander W. A. Kellner
Editor-Chefe
Anais da Academia Brasileira de Ciências