Realizada nos dias 6,8, 13 e 15 de outubro, a Reunião Magna da ABC 2021 está acontecendo de forma virtual, com o tema “Ciência: A Fronteira Infinita”. Veja a programação completa aqui

O último dia será 15 de outubro, 6ª feira, quando teremos às 16h (GMT-3), a 3a Conferência Magna, sobre “Desigualdade e Interdependência”. O convidado é o pesquisador sênior do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e professor da Escola de Economia de Paris e da École Normale Supérieure, MARC FLEURBAEY.

Ele vai mostrar que uma pandemia demonstra vivamente o quanto os seres humanos são hiper sociais e, portanto, hiper dependentes. Fleurbaey defende que a análise de estruturas sociais e desigualdades se baseie em nosso entendimento de interações como as pandêmicas, para lançar luz sobre mecanismos básicos que moldam a hierarquia social. Ele argumenta que a escolha de instituições e “regras do jogo” é crucial para fomentar interações positivas e frear interações destrutivas.

Fleurbaey é um dos fundadores do Painel Internacional sobre Progresso Social e foi coautor do Manifesto por Progresso Social, junto com a Acadêmica Elisa Reis e quatro outros estudiosos do tema. É autor de “Beyond GDP”, com Didier Blanchet; “A Theory of Fairness and Social Welfare”, com François Maniquet, e “Fairness, Responsibility and Welfare”.


Ainda no dia 15 de outubroàs 17h (GMT-3), será realizada a 3a Sessão Temática, às 17h, sobre “O BRASIL E SUAS DESIGUALDADES”.

Moderador: RUBEN OLIVEN (ABC, UFRGS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em ciências sociais e em ciências econômicas, mestre em planejamento urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor pela Universidade de Londres. É diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Palestrantes:

Ailton Krenak, Giovana Xavier e Nadya Guimarães

• AILTON KRENAK (NCI, UNI)

Líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor. Ailton Krenak é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural. Fundador do Núcleo de Cultura Indígena e cofundador da União das Nações Indígenas. Participou ativamente da Assembleia Nacional Constituinte, onde proferiu um dos mais marcantes discursos do processo. Em 2020, recebeu o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano. É autor de “A vida não é útil” e “Ideias para adiar o fim do mundo”, entre outras publicações influentes no Brasil e no exterior.

• GIOVANA XAVIER (UFRJ) | “Intelectuais Negras: Ativismo Científico e Escrita de Novas Histórias”

Doutora em história e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giovana Xavier vai discutir o protagonismo de mulheres negras na autoria de projetos democráticos na sociedade brasileira, articulado ao desafio de conduzir uma agenda científica ancorada em experiências, pontos de vista e ferramentas feministas negras. Ela é coordenadora do Grupo Intelectuais Negras UFRJ e do Programa de Educação Tutorial Diversidade UFRJ. É ativista científica, autora dos livros: “História Social da Beleza Negra”, “Maria de Lourdes Vale do Nascimento: uma intelectual negra do pós-abolição” e “Você pode substituir Mulheres Negras como objeto de estudo por Mulheres Negras contando sua própria história”.

• NADYA GUIMARÃES (ABC, USP) | “As Desigualdades de Gênero: Novas Formas Para Antigos Fenômenos?”

O tema das desigualdades de gênero tem uma longa e já consagrada existência no debate científico internacional. Mirando o caso brasileiro, a professora sênior do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo Nadya Guimarães vai refletir sobre como a atual confluência de crises (econômica, sanitária, institucional) impactou as tendências de médio prazo que se vinham configurando, assentadas em avanços na participação no mercado de trabalho, na escolaridade e no protagonismo no espaço público. Graduada e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, doutorou-se em sociologia pela Universidade Nacional Autônoma do México e realizou pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), no SPURS Program. Suas pesquisas se concentram no campo da sociologia econômica e do trabalho. Ela é associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Faça sua inscrição em: www.abc.org.br/reuniaomagna21

EVENTO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA E EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.